Estratégia Climática

Nossa Estratégia Climática orienta nossas ações quanto à governança climática, gestão de riscos e oportunidades, contabilização de emissões, metas e engajamento com a cadeia de valor.

Task Force on Climate Related Financial Disclosure

Governança

» Supervisão do Conselho: o Comitê de Sustentabilidade tem por objetivo assessorar o Conselho de Administração, no desempenho de suas atribuições relacionadas à sustentabilidade, o que abrange também temas relacionados às mudanças climáticas. Nesse sentido, o Conselho tem a responsabilidade de definir as estratégias de negócio, levando em consideração, dentre outros aspectos, os impactos de nossas atividades na sociedade e no meio ambiente.

» Supervisão de Administração: a Diretoria Executiva de Gente, Gestão e Performance, por meio da Gerência de Sustentabilidade, é responsável pela elaboração, execução e manutenção da estratégia climática da Cielo. O Diretor Executivo de Gente, Gestão e Performance reporta ao Comitê de Sustentabilidade sobre a Estratégica Climática da Companhia.

Estratégia

A Cielo realiza um estudo específico para avaliar riscos e oportunidades das mudanças climáticas com base nos cenários do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). O estudo inclui cenários de impactos para o negócio e a probabilidade de ocorrência, conforme os riscos e oportunidades identificados.

Os resultados auferidos direcionam nossos esforços para a mitigação de riscos decorrentes das mudanças climáticas. Desde 2020, dois riscos climáticos foram incluídos no mapa de riscos corporativos da Cielo, sendo eles: Risco climático/ transição e Risco climático/físico.

Gestão de Riscos

Na Cielo, a identificação, avaliação, monitoramento e reporte de riscos relacionados às mudanças climáticas ocorre de forma integrada ao processo de gestão da Companhia, conforme rege nossa Política de Gestão de Riscos Corporativos e Controles Internos.

Métricas e Metas

A pegada de carbono da Cielo, incluindo as emissões de gases de efeito estufa do Escopo 1, Escopo 2 e Escopo 3, está disponível na sessão “Indicadores de Ecoeficiência” e em nosso Relatório Anual Integrado. Já nossas metas, são apresentadas na sessão “Metas”.